Skip to content

Dores articulares no inverno

Dores articulares no inverno

“Meu joelho está doendo, acho que vai esfriar”.

É verdade ou mentira que existe uma relação direta entre as baixas temperaturas e as dores articulares?

Com a chegada da estação mais fria do ano e a queda nas temperaturas, um incontável número de pessoas também costuma sofrer com a sensação de fortes dores musculares ou nas articulações.

Essas dores, sentidas durante os períodos de frio, sempre foram motivos de dúvida e discussão. Mas afinal, o frio piora realmente as dores articulares? A resposta é sim.

O motivo? Nos dias frios, ficamos mais “encolhidos”, nos movimentamos menos e contrairmos mais os músculos causando maior rigidez muscular que pode provocar dor.

E é justamente essa contração que costuma causar dores musculares e, em alguns casos, problemas de postura.

Já as dores nas articulações, muito comuns entre os idosos, são provocadas quando o líquido sinovial – que auxilia a lubrificação das superfícies articulares – se torna mais espesso também em função do resfriamento corporal.

Mas, se há uma boa notícia aqui, é a de que a doença reumática em si não piora com o inverno ou com as temperaturas baixas.

Só que isso não livra a pessoa de sofrimentos, né!!!

Então o que podemos fazer para amenizar as dores no frio?

Separamos algumas dicas que vão te ajudar a prevenir as dores nesse período de temperaturas baixas.

  1. FAÇA ALONGAMENTOS: alongar logo pela manhã é uma ótima maneira de ativar seu corpo após longas horas de repouso.
  2. PRATIQUE EXERCÍCIOS: manter-se em movimento é justamente a melhor maneira de evitar os desconfortos físicos trazidos por esta época do ano. Enquanto nos exercitamos, elevamos a nossa temperatura corporal deixando o corpo inteiramente aquecido, fazendo o sangue circular pelas mãos e pés – locais onde costumamos ter mais frio.
  3. AQUEÇA SEU CORPO: O inverno é o momento ideal para consumir bebidas quentes como sopas e chás. Além de ser algo muito prazeroso, essa prática também ajuda o corpo a se manter aquecido.
  4. FAÇA COMPRESSAS QUENTES: Essa ação fará com que os músculos, tendões e ligamentos sejam descontraídos, aliviando a pressão nas articulações fazendo com que o sangue circule melhor pela área afetada.
  5. APOSTE EM MASSAGENS: As automassagens suaves, com aplicação de uma pressão moderada, são capazes de estimular os receptores que liberam hormônios responsáveis pela redução do estresse. Com esse efeito, diminui-se a sensação de dor ao promover o relaxamento e prazer da área.
  6. FIQUE ATENTO SE A DOR PERSISTIR: Se mesmo após todos esses cuidados você ainda percebe que suas dores são persistentes e ficam ainda mais evidentes no frio, é essencial buscar ajuda médica e realizar o tratamento adequado.

Com todos esses cuidados é possível passar pelo inverno com disposição e de maneira ainda mais saudável.

Open chat